Blog destinado a promover a interação entre a escola, alunos e toda a comunidade escolar!

segunda-feira, 28 de março de 2016

Dia do Folclore

DECRETO Nº 56.747/1965 - INSTITUI O DIA DO FOLCLORE.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87 - inciso I, da Constituição e

CONSIDERANDO a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legitimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira.

CONSIDERANDO que a data de 22 de agosto, recordando o lançamento pela primeira vez, em 1846, da palavra Folk-Lore, é consagrada a celebrar esse evento;

CONSIDERANDO que o Governo deseja assegurar a mais ampla proteção as manifestações da criação popular, não só estimulado sua investigação - estudo, como ainda defendendo a sobrevivência dos seus folguedos e artes, como elo valioso da continuidade tradicional brasileira,

DECRETA:

Art. 1º Será celebrado anualmente, a 22 de agosto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore.

Art. 2º A Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro do Ministério da Educação e Cultura e a Comissão Nacional do Folclore do Instituto Brasileiro da Educação, Ciência e Cultura e respectivas entidades estaduais deverão comemorar o Dia do Folclore e associarem-se a promoções de iniciativa oficial ou privada, estimulando ainda, nos estabelecimentos de curso primário, médio e superior, as celebrações que realcem a importância do folclore na formação cultural do país.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 17 de agôsto de 1965; 144º da Independência e 77º da República.

H. CASTELLO BRANCO
Flávio Suplicy de Lacerda

Publicado no D.O.U. de 18.8.1965

Histórico da Escola Irmão Afonso

HISTÓRICO ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO

A Escola Estadual Irmão Afonso foi fundada em atendimento ao capítulo II, art. 3º, letra “H” , do Estatuto da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Diocesano de Uberaba e sua fundação ocorreu no dia 15 de Setembro de 1956.
Seus primeiros professores foram antigos alunos dos cursos mais avançados do Colégio Diocesano, que lecionaram à noite gratuitamente.
O professorado mais tarde passou a ser pago pela Associação dos Antigos Alunos do Colégio Diocesano de Uberaba.
Localizava-se inicialmente à Rua São Sebastião s/n°, em prédio adaptado e cedido pelo Colégio Diocesano. Possuía cinco amplas salas mobiliadas, diretoria e sanitários. Sua clientela era constituída por adolescentes e adultos que cursam as primeiras 4 séries, denominadas de Educação Integrada.
 
Em 1965, com o Decreto de n° 8.812, publicado no MG de 12/10/65, a Escola Gratuita Irmão Afonso, passa a Escola Estadual Irmão Afonso, iniciando as suas atividades, como Escola Estadual, no dia 03 de agosto de 1965.
Sua primeira coordenadora foi Maria Ubaldina Andrade Teodoro, que permaneceu na direção até o final do ano letivo. Em fevereiro de 1966 Dinorá Maia Silva de Lima assumiu a função.
Em 1969 recebeu autorização para criar a 5ª série, dando oportunidade aos concluintes da 4ª série que geralmente a repetiam por não terem condições de continuar os estudos.
Já em 1970 passou a funcionar em três turnos, atendendo aos alunos especiais do curso emendativo.
No ano de 1973 em atendimento à nova política escolar daquela época, a diretora da 25ª Delegacia Regional de Ensino determinou a mudança de localização do Estabelecimento, de preferência para a periferia da cidade. Após análise de alternativas, optou-se pelo Parque das Gameleiras, cuja população reivindicava uma escola. Depois a E.E. Irmão Afonso, transferiu-se para a Avenida Nossa Senhora de Lourdes s/n°.
Em prédio alugado da União Espírita Uberabense e construído para fins escolares a escola muda de estabelecimento em janeiro de 1979 para a Rua General Osório n° 93 Bairro Estados Unidos
Com a aposentadoria de Dinorá Maia Silva de Lima em 05 de fevereiro de 1987, assume a direçãoAnna Maria Gonçalves Munhoz no período de 1988 até 1991.
Por meio de concurso e eleição pela Comunidade Escolar, Oneide Santos Silva foi eleita diretora permanecendo no cargo de 1992 a 1993.
Também por concursos e eleição Ana Bárbara ocupou o cargo de diretora de 1994 até 1998. No ano seguinte Jane Rose Ferreira Cury Silva foi eleita e assumiu o cargo até 22/09/05, quando se afastou pelo motivo de Licença de Saúde, com o término da designação em 31/12/05.
Doraci Paiva de Carvalho é designada para a direção da escola a partir de 23/09/05 e dispensada em 01/02/07.
Jane Luce Araújo é designada a contar de 02/02/07 e indicada pelo colegiado em 29/04/2007, esteve respondendo pela direção da escola, até dezembro de 2011. Em 2007, a escola mudou de endereço. Funcionou provisoriamente no Centro Social “Décio Moreira” e na Escola Municipal “Arthur de Melo Teixeira”. As aulas começaram no dia 05/02/07, nos três períodos, sendo que: os turnos matutino (Ensino fundamental) e vespertinos ficaram no Centro Social e o turno matutino (Ensino Médio) e o turno noturno funcionou na Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira. Em 04/06/07 houve a mudança da escola para o prédio próprio, os alunos do diurno iniciaram neste prédio em 11/06/07 e os do noturno em 18/06/07.
Em 2012 Nanciorlei Oliveira foi indicada pela SRE para o cargo de direção, em 26-03 foi apresentada e aprovada pelo colegiado escolar. Em 24-04  foi publicado no Minas e iniciou o seu exercício.
Hoje em 2013 a Nossa Escola esta com 11 turmas no turno Matutino, 12 turmas no turno Vespertino e 9 turmas no turno Noturno contando com os EJAs e Normal (Educação Infantil), ainda esse ano vai abrir os cursos de Contabilidade e Administração.


BIOGRAFIA DE IRMÃO AFONSO



Irmão Afonso nasceu na França, no dia 14 de fevereiro de 1879. Entrou no seminário Marista com 13 anos, querendo ser religioso. Quando se tornou Irmão Marista, mudou seu nome de batismo João Maria Afonso Duverger para Irmão Afonso Estevão. Com 18 anos veio para o Brasil e foi dar aulas no Colégio Marista de Congonhas do Campo, em Minas Gerais.
Depois foi professor nas escolas marista de São Paulo, capital, Rio de Janeiro e Uberaba.
De grande cultura e de invejável estilo literário, leve e poético, prestou excelentes serviços aos Colégios Maristas do Brasil. Traduziu do francês para o português vários livros didáticos da Editora FTD. Escreveu inúmeros artigos, tanto em francês, quanto em português.
O Irmão Afonso, de trato amável e sempre igual, entregou-se, desde jovem, à obra educadora de sua vocação, quase que exclusivamente, em Uberaba, onde lecionou por 23 anos.
No dia 28 e março, após três semanas de sofrimento, apesar de todos os cuidados dos Irmãos Maristas e da atenção dos médicos, o bom Irmão Afonso entregou seu espírito a Deus.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Feliz Páscoa



A toda comunidade Irmão Afonso, pais, alunos, funcionários da escola, desejo uma Páscoa de muito amor e reflexão.  São os votos da diretora Nanciorlei!


Páscoa é renascimento, é passagem,
É mudança e transformação,
É ser de novo um mesmo ser
Que recomeça pela própria libertação.
Fica para trás uma vida cheia de poeira
E começa agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento,
Esperanças renovadas.
Um arco-íris rasga o céu e parece 
Balbuciar que Jesus ressurgiu para nos 
Provar que o amor incondicional existe, 
Assim como a vida eterna.

Feliz Páscoa!

segunda-feira, 21 de março de 2016








Você sabia que no dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água? Esta é a primeira vez na história da humanidade que a maioria da população mundial vive em cidades: 3,3 bilhões de pessoas. E a paisagem urbana continua a crescer. 38% do crescimento é representado pela expansão das favelas, enquanto que a população das cidades estão aumentando mais rápido do que infra-estrutura da cidade pode se adaptar.
O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é exatamente chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água. O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.
Parabéns professora Sueli e 2º ano do Ensino Médio Guimaraes Rosa!




Páscoa!


A equipe dirigente da Escola Estadual Irmão Afonso, juntamente com todos os professores e funcionários, desejamos a todos os nossos alunos e suas famílias, uma linda páscoa recheada de muito amor e recomeços! É o que nós da Escola Irmão Afonso desejamos a todos!!







 Resultado de imagem para Mensagem de páscoa













Trabalhando conceitos e valores! Páscoa - Professora Andreza - 4º ano Ricardo Bastos














quinta-feira, 17 de março de 2016

PARALISAÇÃO



Comunicamos aos nossos alunos que a paralisação dos professores dos dias 15/16 e 17 termina hoje e amanhã as aulas acontecerão no horário normal. Aguardamos vocês amanha. Bom retorno!

ZIKA FORA 2º ETAPA















HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO

HISTÓRICO ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO

A Escola Estadual Irmão Afonso foi fundada em atendimento ao capítulo II, art. 3º, letra “H” , do Estatuto da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Diocesano de Uberaba e sua fundação ocorreu no dia 15 de Setembro de 1956.
Seus primeiros professores foram antigos alunos dos cursos mais avançados do Colégio Diocesano, que lecionaram à noite gratuitamente.
O professorado mais tarde passou a ser pago pela Associação dos Antigos Alunos do Colégio Diocesano de Uberaba.
Localizava-se inicialmente à Rua São Sebastião s/n°, em prédio adaptado e cedido pelo Colégio Diocesano. Possuía cinco amplas salas mobiliadas, diretoria e sanitários. Sua clientela era constituída por adolescentes e adultos que cursam as primeiras 4 séries, denominadas de Educação Integrada.
 
Em 1965, com o Decreto de n° 8.812, publicado no MG de 12/10/65, a Escola Gratuita Irmão Afonso, passa a Escola Estadual Irmão Afonso, iniciando as suas atividades, como Escola Estadual, no dia 03 de agosto de 1965.
Sua primeira coordenadora foi Maria Ubaldina Andrade Teodoro, que permaneceu na direção até o final do ano letivo. Em fevereiro de 1966 Dinorá Maia Silva de Lima assumiu a função.
Em 1969 recebeu autorização para criar a 5ª série, dando oportunidade aos concluintes da 4ª série que geralmente a repetiam por não terem condições de continuar os estudos.
Já em 1970 passou a funcionar em três turnos, atendendo aos alunos especiais do curso emendativo.
No ano de 1973 em atendimento à nova política escolar daquela época, a diretora da 25ª Delegacia Regional de Ensino determinou a mudança de localização do Estabelecimento, de preferência para a periferia da cidade. Após análise de alternativas, optou-se pelo Parque das Gameleiras, cuja população reivindicava uma escola. Depois a E.E. Irmão Afonso, transferiu-se para a Avenida Nossa Senhora de Lourdes s/n°.
Em prédio alugado da União Espírita Uberabense e construído para fins escolares a escola muda de estabelecimento em janeiro de 1979 para a Rua General Osório n° 93 Bairro Estados Unidos
Com a aposentadoria de Dinorá Maia Silva de Lima em 05 de fevereiro de 1987, assume a direçãoAnna Maria Gonçalves Munhoz no período de 1988 até 1991.
Por meio de concurso e eleição pela Comunidade Escolar, Oneide Santos Silva foi eleita diretora permanecendo no cargo de 1992 a 1993.
Também por concursos e eleição Ana Bárbara ocupou o cargo de diretora de 1994 até 1998. No ano seguinte Jane Rose Ferreira Cury Silva foi eleita e assumiu o cargo até 22/09/05, quando se afastou pelo motivo de Licença de Saúde, com o término da designação em 31/12/05.
Doraci Paiva de Carvalho é designada para a direção da escola a partir de 23/09/05 e dispensada em 01/02/07.
Jane Luce Araújo é designada a contar de 02/02/07 e indicada pelo colegiado em 29/04/2007, esteve respondendo pela direção da escola, até dezembro de 2011. Em 2007, a escola mudou de endereço. Funcionou provisoriamente no Centro Social “Décio Moreira” e na Escola Municipal “Arthur de Melo Teixeira”. As aulas começaram no dia 05/02/07, nos três períodos, sendo que: os turnos matutino (Ensino fundamental) e vespertinos ficaram no Centro Social e o turno matutino (Ensino Médio) e o turno noturno funcionou na Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira. Em 04/06/07 houve a mudança da escola para o prédio próprio, os alunos do diurno iniciaram neste prédio em 11/06/07 e os do noturno em 18/06/07.
Em 2012 Nanciorlei Oliveira foi indicada pela SRE para o cargo de direção, em 26-03 foi apresentada e aprovada pelo colegiado escolar. Em 24-04  foi publicado no Minas e iniciou o seu exercício.
Hoje em 2013 a Nossa Escola esta com 11 turmas no turno Matutino, 12 turmas no turno Vespertino e 9 turmas no turno Noturno contando com os EJAs e Normal (Educação Infantil), ainda esse ano vai abrir os cursos de Contabilidade e Administração.


BIOGRAFIA DE IRMÃO AFONSO



Irmão Afonso nasceu na França, no dia 14 de fevereiro de 1879. Entrou no seminário Marista com 13 anos, querendo ser religioso. Quando se tornou Irmão Marista, mudou seu nome de batismo João Maria Afonso Duverger para Irmão Afonso Estevão. Com 18 anos veio para o Brasil e foi dar aulas no Colégio Marista de Congonhas do Campo, em Minas Gerais.
Depois foi professor nas escolas marista de São Paulo, capital, Rio de Janeiro e Uberaba.
De grande cultura e de invejável estilo literário, leve e poético, prestou excelentes serviços aos Colégios Maristas do Brasil. Traduziu do francês para o português vários livros didáticos da Editora FTD. Escreveu inúmeros artigos, tanto em francês, quanto em português.
O Irmão Afonso, de trato amável e sempre igual, entregou-se, desde jovem, à obra educadora de sua vocação, quase que exclusivamente, em Uberaba, onde lecionou por 23 anos.
No dia 28 e março, após três semanas de sofrimento, apesar de todos os cuidados dos Irmãos Maristas e da atenção dos médicos, o bom Irmão Afonso entregou seu espírito a Deus.

Projeto Zika Fora!